sexta-feira, agosto 24, 2007

Tecnologias que me ultrapassaram

Dias atrás, após cancelar passagens compradas para Buenos Aires, a mulher da Lan Chile me fala, num portunhol aprecíavel:

"Chica, yo preciso que você me enviê unnnn fax para el teléfono : 7487 -2121."

Não tentem ligar. O número é de mentira, assim como a conversa acima. A história (um pouco aumentada) serviu só para eu ambientar a nova crise da minha existência. Após o requerimento do fax, eu me deparei com um problema que nunca tive antes. Como mandar um fax?

A única coisa que eu sei é que passar fax é um jeito educado de se falar em empresas: vou fazer coco, não me pertube.

Eu coloco o papel na máquina, disco o número e ele vai voando até a sede da Lan Chile? Tem a ver com email?
Nunca compreendi, realmente me ultrapassou. E o pior: fax é uma tecnologia antiga! Que... que.. me derrubou!

Após o susto que 20 anos da minha vida sem ter encostado num fax me causou consegui arranjar um pai velho e sabido, que mandou o fax para mim e explicou todo o mecanismo ultra secreto. O papel entra na impressora, sai na tábua sem nenhuma modificação, e láááááááá no outro fax, quando a pessoa autoriza o recebimento, o mesmo conteúdo que você enviou é impresso, num papel novinho.
Para quem não sabia, agora já dá para se sentir mais esperto e sabichão.

Reparei que várias tecnologias me deixaram para trás, arfando por modernidade como uma tartaruga que vê o papa-léguas imortal a quilomêtros de distância. Eu não sei usar bip, não consigo usar alguns recursos do Ipod. Não entendo qual é seleção desse aparelho branquelo para sincronizar minhas músicas. Bluetooth? Estou há dias tentando conectar o celular ao computador. Não entendo qual é a dos novos telefones sem fio e o Wii é pura alucinação.


Quero entender os feeds, o D.e.l.i.c.i.o.u.s e o porque o Mac não consegue ser menos rebelde e aceitar as coisas como elas são. O mundo é Microsoft, oras bolas.

Poxa, será que já tô chegando na crise de meia idade?



Ainda sobre as cuecas.

2 comentários:

LRO disse...

Cara, eu odiava ter que mandar fax quando trabalhava na faculdade, sempre morria de medo de dar merda....

Agora, depois de tanto tempo trabalhando (em oooooutro emprego!) com Macs já não sei mais de qual eu gosto e qual eu odeio, macs ou pcs!
O que sei é que ficar trocando de um pra outro todo dia me deixa confuso demais, podiam padronizar o sistema de acentuação do teclado!!

Luciana disse...

que loucura pe, faxes (hahaha) sempre me fascinaram, eu nunca entendi o funcionamento deles. eu achava que o aparelho "engolia" o papel, que viajava, de alguma forma, pelo fio telefonico até chegar no destinatario, onde ele saía bonitinho. juro.

agora vou te contar que eu tbm to com uma pulga atras do orelha com a tecnologia. eu, q sempre fui tao atualizada, agora to super por fora. voltei a ler info (a revista de informatica) e tal, mas tive q procurar na wikipedia o q era web 2.0!! não consigo usar o second life, to me sentindo muito out!! tive q perguntar pra vendedora de celular o q era bluetooth! aaaah! vamos fazer um curso de atualização?